Area ADM

Mensagem do Mês

A influência do negativismo na vida humana 

Um dos significados que a palavra influência pode ter é a “ação de um agente físico sobre alguém ou alguma coisa, suscitando-lhe modificações”.

O escritor americano Anthoni Robbins  diz em um de seus livros que “se não dirigirmos nossos pensamentos, cairemos sob a influência daqueles que nos condicionariam para nos comportarmos como desejam”.

Sofremos influência todo dia para que tomemos uma posição diante de circunstâncias favoráveis ou não.

Essas influências em sua grande parte advêm da mídia televisiva, redes sociais, jornais, revistas, rádio, amigos, etc…

Ao escrever para os pais, Ellen White, escritora americana, lembra que “os pais não devem esquecer seus anos da infância, de quanto ansiavam pela simpatia e amor e quão infelizes se sentiam quando censurados com ralhos impacientes. Deviam voltar à infância em seus sentimentos, e baixar o pensamento à compreensão das necessidades dos filhos. Todavia devem, com firmeza combinada com amor, exigir de seus filhos obediência. A palavra dos pais deve ser obedecida implicitamente”. Testimonies, vol. 1, pág. 388.

A influência dos pais deve ser sempre positiva, elevando as crianças e jovens ao mais alto nível de amor, respeito e confiança.

Infelizmente muitos são levados ao desânimo, ao isolamento, a depressão, ao uso de drogas e similares por uma escolha carregada pelo negativismo de uma sociedade, grupo ou família. E os jovens são os que mais sofrem esse tipo de influência ou pressão.

Um personagem bíblico que merece atenção na questão de pressão e influências negativas foi Calebe. Vejam só:

  • Foi escolhido para espiar a terra de um povo pagão, violento e corrupto
  • Trouxe um relatório positivo diante da dificuldade que se mostrava
  • Animou o povo
  • Com 85 anos não teve medo de gigantes

O livro de Josué, capítulo 14, conta sobre a sua determinação  e coragem em querer possuir uma terra prometida pelo profeta Moisés, terra com gigantes a serem derrotados. Ele não se deixou levar por comentários negativos. Olhou para o alto e saiu para vencer.

O remédio contra o negativismo imperante  ao nosso redor é ter confiança em Deus. Ponto. Tenhamos uma atitude positiva na vida. Mesmo quando as portas se fecham, quando o céu se torna escuro, devemos olhar para o alto e ver pela fé um novo horizonte se abrindo. Há pessoas  ao nosso redor, esperando um olhar, uma palavra ou um gesto positivo para se sentirem amadas, desejadas e animadas a continuar vivendo.

 

Ricardo Bispo/Vice-diretor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ely Nunes